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GOVERNANÇA
Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade - DGCI
Criada em 2024, no início da gestão da Reitoria 2024-2028, Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro e Sonia Victor Lopes, a Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade - DGCI está vinculada diretamente à Reitoria. Dentre suas atividades estão incluídas as anteriormente desempenhadas pela extinta Seção de Desenvolvimento Institucional - SDI/Proplan/Ufes.
Com o status de Diretoria, a Governança alcançou um grau de importância inédito na Universidade, passando, de fato, a ser trabalhada em sua função direcionadora da gestão, seu fio condutor. Atua como instância de segunda linha (ou camada) de defesa, para supervisão, monitoramento e tratamento de riscos, controles internos, integridade e compliance.
Missão
Desenvolvimento e monitoramento das políticas e diretrizes estratégicas de governança, integridade e gestão de riscos da Ufes. Além disso, proposição, acompanhamento e avaliação do Plano de Governança da instituição, sem prejuízo das responsabilidades das instâncias de supervisão, Comitê e subcomitês.
Finalidade
Aprimorar e otimizar os processos administrativos a partir de tomadas de decisões de forma estratégica. Promover a governança, a integridade e a gestão de riscos na Ufes, bem como realizar o assessoramento da reitoria nas demandas externas de órgãos de controle.
Competências
Assessorar ao Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos da Ufes e respectivos subcomitês;
Atuar como Unidade Setorial do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal – Sitai;
Monitorar a atualização da Carta de Serviços da Ufes, o Plano de Dados Abertos, a Política de Documentos Sigilosos e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no âmbito institucional;
Avaliar e monitorar o sistema de gestão de riscos e controles internos;
Avaliar e monitorar o repositório digital da Ufes, bem como ser membro do Comitê Gestor do Repositório Digital;
Coordenar a elaboração, execução, controle e avaliação de informações institucionais da Universidade relativas à sua competência;
Atuar na identificação de oportunidades de desenvolvimento institucional e assessorar a gestão estratégica neste âmbito;
Atuar na organização, planejamento, coordenação da execução e monitoramento do Plano de Integridade da Ufes;
Coordenar o planejamento de ações para o melhoramento dos indicadores de governança e acompanhar sua execução;
Realizar estudos técnicos a fim de propor inovações ao organograma institucional e suas funções;
Promover a elaboração do relatório dos riscos à integridade e submetê-lo ao Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos da Ufes;
Realizar mapeamento de riscos estratégicos e submetê-lo ao Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos da Ufes;
Executar análise, implantação e suporte de metodologias apropriadas à gestão de riscos da Ufes;
Promover a cultura de gestão de riscos na Ufes;
Monitorar a implantação de políticas de melhoria com base nos resultados das avaliações institucionais;
Desenvolver ações que disseminem a cultura de governança no âmbito da Ufes;
Promover a transparência e a accountability (prestação de contas e responsabilização);
Monitorar o cumprimento da legislação de acesso à informação;
Assessorar e orientar os gestores da Ufes em assuntos de gestão de contratos, contabilidade, finanças, orçamento, operações e patrimônio quanto à conformidade com a legislação em vigor;
Monitorar o recebimento de diligências e assessorar os gestores da instituição na implementação e resposta de recomendações e determinações de órgãos de controle interno e externo;
Propor normas que visem ao aprimoramento da eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos, de controles internos e de integridade;
Realizar estudos técnicos em atos normativos da instituição pautando-se pelas boas práticas regulatórias e pela legitimidade, estabilidade e coerência do ordenamento jurídico.
Acompanhar ações desenvolvidas pela Auditoria Interna;
Acompanhar, monitorar e supervisionar a implementação das ações propostas pela Política de Governança da Ufes e pelo Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos;
Propor e monitorar mecanismos de governança de gestão de pessoas e de agentes públicos, compreendendo avaliação de desempenho, dimensionamento, capacitação e integridade, e de estudantes.